Desde 2003, ano de nossa fundação, buscamos resultados direcionadas para questões socioambientais. Este foi o nicho que focamos nossa atuação. Um dos fatores que permitiu que nos mantivemos íntegros nesta busca, foi nossa forma de atuação; integrando empresas, governo, terceiro setor e academia na construção de soluções conjuntas para problemas sociais complexos.

O sucesso dos primeiros anos foi fruto de inovarmos ao aplicarmos as metodologias de grandes consultorias de gestão em questões sócio ambientais para grandes empresas. No Brasil, fomos precursores do fomento de responsabilidade social corporativa, relatos de sustentabilidade e do desenvolvimento de estratégias corporativas para sustentabilidade.

A experiência em grandes empresas, com o desenvolvimento de plataformas multi-stakeholders demonstrou que a busca por resultados compartilhados é o que fazia sentido e trouxe inovação, relevância e resiliência as iniciativas nos anos seguintes.

Nos últimos anos entendemos que para ampliar o impacto positivo e transformador de projetos que estávamos realizando, tínhamos que realizar alguns movimentos:

  • Atuar de forma profunda em causas específicas, mais do que de forma genérica. Assim, as causas de Longevidade e Sustentabilidade passaram a ser o foco de nossa atenção, mais do que os diversos temas que diferentes agentes poderiam nos trazer;
  • Aprofundar o trabalho em rede, com soluções multi-stakeholder que seriam a soma de muitos projetos e iniciativas em prol de objetivos amplos comuns, ou, seja, de visões de que futuro queremos construir em cada causa.
  • Entender o ecossistema da causa como cliente, mais do que apenas responder interesses de grandes empresas. A resiliência das iniciativas e seu impacto na sociedade demonstrou-se diretamente relacionado com a sustentabilidade financeira (para mais do que um cliente) e sua relevância para a causa.

A experiência e observação dos melhores resultados, trouxe-nos a consciência de que tínhamos que realmente estar conectados com as questões para ampliar o impacto positivo dos projetos, assim, focamos nossa atuação em Causas. Assim, dizemos que atuação da Via Gutenberg se dá a partir de causas com as quais acreditamos que podemos contribuir de forma significativa para sociedade.

Nossa missão é desenvolver inovações, por meio de negócios e redes, para impacto positivo nas causas Sustentabilidade e Longevidade.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly